Apaixone-se por Tiradentes
Tiradentes convida os visitantes a belos dias de descanso. Uma cidade linda e tranquila que tem o conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar do corrido dia a dia para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. Tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico. O Centro Histórico de Tiradentes concentra a grande parte das atrações da cidade: igrejas, museus, praças, restaurantes e lojas. Diferente de outras cidades de Minas Gerais, onde o Centro Histórico se tornou apenas uma pequena parte do local, em Tiradentes ele forma a maioria da cidade e, inclusive, é o centro histórico mais bem conservado do Brasil. Praticamente tudo o que se vê está exatamente como na época que a cidade foi construída.
Durante seu passeio, não deixe de conhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio que é a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil e a terceira do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro no Vaticano e da Igreja de São Francisco em Salvador. No circuito religioso, existem ainda mais 7 lindas igrejas que merecem sua atenção. Nas noites dos finais de semana, acontece o Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio e o espetáculo do Concerto de Órgão. Duas boas maneiras de curtir as igrejas de uma maneira diferente.
O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras arquitetônicas. Algumas construções merecem atenção especial pela beleza e importância histórica. É o caso da antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes; a Câmara Municipal (Rua da Câmara) e a Prefeitura Municipal (Largo das Forras), que funcionam em casarões do início do século XVIII; a Ponte das Forras e o Chafariz de São José. Apesar de essas obras serem destaques, elas não são as únicas. O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras da arquitetura colonial e barroca.
Outra atração imperdível e que você não pode deixar de fazer é o passeio na Maria Fumaça. Sim! Aquele maravilhoso trem de antigamente, literalmente com fumaça saindo da chaminé. Será um experiência incrível de meia hora que te levará a vizinha São João del-Rei. A cidade também oferece belas atrações. O passeio só está disponível de sexta a domingo e tem custo de R$ 50 (ida) e R$ 60 (ida e volta). Se não quiser fazer os dois trechos de trem pode optar também pela volta de ônibus. Ao chegar em São João del-Rei, não deixe de visitar o Museu Ferroviário e as igrejas.